Star Wars VII - The Force Awakens Página 2

• RockyMotion 18 Dez 2015 18:27:12 11,754 posts
    Visto 11 meses atrás
    Registado 11 anos atrás
    Adorei. Tanto como fã acérrimo de Star Wars, tanto como fã de cinema no geral.

Mas não consigo discordar quando dizem que tem paralelos muito familiares com o New Hope. A Starkiller Base é essencialmente uma Death Star 3.0. Por esta altura pensava que os vilões teriam aprendido a não focar os seus planos em super-armas com pontos fracos mal defendidos. Também repetiram a caça ao dróide que carrega informações vitais.

Portanto o pessoal que estava a contar com uma história mais original vai sair desiludido nesse aspecto. A Disney jogou de forma muito segura. E se bem que não aprove, entendo o porquê: não querem arriscar falhar e arrecadar um estigma como aquele que o Lucas sofreu com as prequelas. Portanto ficaram numa fórmula que sabiam que dava resultados.

Fora isso acho que fizeram um bom trabalho em equilibrar os elementos velhos com os novos. O filme é uma aventura Star Wars até à medula. Carrega bem o espírito e tom da trilogia original. Os três heróis novos têm carisma. O humor varia do engraçado ao hilariante, e nunca dá os passos em falso embaraçosos das prequelas. Visualmente, é um mimo.

E digam o que disserem sobre a dependência dele no factor nostalgia; pelo menos funciona. Fiquei com esta cara durante o filme inteiro. Era impossível não sentir pura alegria (a aproximar o infantil) sempre que revelavam algo reminiscente dos filmes originais.

E sejamos honestos: quando um realizador trabalha com uma franquia que tem o legado de Star Wars, seria muito estúpido não se aproveitar disso. O que importa é que o apelo à nostalgia seja bem executado. E felizmente, aqui o J.J. Abrams tratou os filmes originais com muito maior reverência e respeito do que deu ao Wrath of Khan no Star Trek Into Darkness.

Agora que estamos habituados ao sangue novo, espero que os próximos filmes tenham enredos mais inventivos. O Episódio VIII será escrito e realizado pelo Rian Johnson: responsável pelos excelentes filmes Brick, Looper, e três episódios de Breaking Bad. Portanto tenho fé que faça um bom trabalho.

Editado por RockyMotion às 18:31:56 18-12-2015
  • marcofrosa 20 Dez 2015 11:13:26 3,182 posts
    Visto 2 meses atrás
    Registado 9 anos atrás
    O filme foi bom, mas teve alguns problemas:

- A personagem Capitão Phasma, que não faz nada durante o filme e que, aliás, lixa depois o próprio império ao baixar os escudos. Eu gostei muito como a atriz andou a comparar-se com o Boba Fett, porque na realidade, as duas personagens foram inúteis para as histórias correspondentes.
    O Snoke também foi uma péssima substituição para o Palpatine. Os níveis de carisma eram quase negativos e o facto de ser tão óbvio que era CGI não ajudava a situação...

- Demasiado foco no passado, quer seja na história ou nas personagens. Por isso é que gostei muito da 1ª parte onde só aparecia o sangue novo (que foram todos uma boa substituição à equipa original). A 2ª parte parecia quase um remake do Episódio IV, que até vinha incluído com uma morte de uma personagem principal.

Espero que o Rogue One corrija estes erros e que, finalmente, dê-nos um filme do Star Wars novo e fresco com um elenco diferente e que não dependa da luta entre os Jedi e os Sith (algo com Mercenários ou Pilotos ou assim)...

Editado por marcofrosa às 11:20:15 20-12-2015
  • marcofrosa 20 Dez 2015 11:15:22 3,182 posts
    Visto 2 meses atrás
    Registado 9 anos atrás
    @RockyMotion Quero que faças um GIF com a morte do Harrison Ford, para admirar todos os dias!!!
  • armandao Moderador 21 Dez 2015 12:32:09 9,279 posts
    Visto 2 semanas atrás
    Registado 12 anos atrás
    Adorei o Filme, é mesmo Star Wars para os fãs...mas tem pontos negativos.
    A Phasma...inútil, acho que nem um tiro dá...O Snoke CGI e viu-se logo a cara e tudo ao contrário do Imperador nos outros filmes, e o Kylo Ren é um granda badass crazy MDF e depois tira a máscar e parece um menino de coro. Did not like....at all
  • wilsonnuno 21 Dez 2015 14:02:35 741 posts
    Visto 12 horas atrás
    Registado 8 anos atrás
    Eu devo ter sido dos poucos que adorou o kylo ren
  • fearme3 Equipa 21 Dez 2015 17:14:35 5,357 posts
    Visto 12 horas atrás
    Registado 11 anos atrás
    Eu gostei do filme, mas estava bastante céptico.
  • DR--K3 27 Dez 2015 02:45:37 4,130 posts
    Visto 3 horas atrás
    Registado 6 anos atrás
    Então e já alguém foi ver o filme a 2a vez? Eu vou repetir para a semana :wink:
  • TL16199 27 Dez 2015 22:24:28 1,818 posts
    Visto 2 anos atrás
    Registado 7 anos atrás
    Vi ontem a primeira vez e adorei,sem dúvida um sucessor digno da trilogia original. A parte em que o Han Solo morre foi das que mais me emocionou alguma vez num filme.
    Já agora,quem acham que são os pais da Rey? Eu acho que o Luke é pai dela.
  • feitio 29 Dez 2015 21:00:52 3,066 posts
    Visto 3 anos atrás
    Registado 11 anos atrás
    @TL16199 Em toda a sala, devo ter sido a única pessoa a fazer um sorriso quando o Han Solo morre (vou para o inferno por isto?).
    É que há cerca de dois meses tinha desenhado este cartoon....
    https://www.facebook.com/SaidaEmergente/photos/a.227446207378315.46146.227439790712290/771738226282441/?type=3&theater
    E não é que adivinhei o futuro!
  • TL16199 30 Dez 2015 21:50:17 1,818 posts
    Visto 2 anos atrás
    Registado 7 anos atrás
    @feitio Vais para o inferno sem dúvida,é que não tens coração :lol: :lol:
  • RockyMotion 3 Jan 2016 16:18:18 11,754 posts
    Visto 11 meses atrás
    Registado 11 anos atrás
    @Coburn Não te esqueças de marcar os spoilers. Eventualmente poderemos assumir que toda a gente interessada no filme o viu, ou pelo menos tem o bom senso de não visitar tópicos de discussão antes de o ver. Mas agora é demasiado cedo.

Quanto à máscara, ocorrem-me duas razões. O Kylo Ren é um fanboy enorme do Darth Vader ao ponto de ser obssessivo, como deves ter visto. Ele imagina-se não apenas o seu sucessor, mas o herdeiro do seu legado. E quer ser um herdeiro "merecedor". Como tal queria imitá-lo. Parte da mística e ar de ameaça do Vader era a máscara, e por isso é que usa uma. Mas não percebe que o Vader também era ameaçador porque mantinha sempre o controlo em vez de mandar ataques de raiva.

Também o deve fazer para se distanciar da sua identidade de Ben Solo. Como viste, qualquer menção da sua família ou identidade original enfurece-o. A ironia é que agora com a cicatriz que a Rey lhe deu, ele tem uma razão legítima para usar a máscara.

Pela altura em que a Rey tem o seu confronto final com o Ren, já viu provas que chegue que a Força é real. A admissão do Han Solo, que é o ídolo dela, a visão que teve no castelo da Maz, a forma como o Ren a parou na floresta e invadiu a mente dela... depois disso tudo não havia razão para desconfiar da existência da Força.

Uma suposta crítica que tenho ouvido muito é que a Rey e o Finn, que nunca tiveram treino com sabres, aguentaram contra o Ren, e a Rey acabou por o derrotar. Mas acho que o filme nos dá informação suficiente para explicar porque isso aconteceu; apenas não é explícito. E da forma como criticamos as prequelas por quebrarem a regra show don't tell, acho que foi bem executado. Vamos analisar a situação:

-O Ren estava gravemente ferido. Durante o filme inteiro vimos como a bowcaster do Chewbacca é a arma mais boss que há e tem poder de fogo que chegue para mandar voar uns quantos Stormtroopers. O Ren apanhou com um tiro desses no flanco. Durante a luta inteira devia estar a manter-se em movimento usando apenas o poder a Força, usando a sua fúria e dor como combustível (por isso é que esmurrava a própria ferida). Também tinha acabado de matar o pai, por isso é certo que o seu estado mental não estava lá muito agudo.

-Apesar de não serem familiares com sabres de luz, a Rey e o Finn não são noobs completos no que toca a combate melee. A Rey sempre foi proficiente com aquele bastão, como vimos quando ela afastou aqueles bandidos em Jakku, e tem agilidade digna de um protagonista de Assassin's Creed. E como foi atestado pelo riot trooper que o Finn enfrentou (que os fãs andam a chamar TR-8R), os stormtroopers recebem algum treino com armas melee.

E mesmo assim a Rey e o Finn tiveram uma dificuldade danada para sobreviverem aquela luta. O Finn levou umas quantas feridas e foi abaixo bastante rápido. E antes da Rey se ter sintonizado com a Força, dava para vê-la vacilar para trás com cada golpe do Ren.

O que eu critico sobre o desenvolvimento da Rey é que ela foi capaz de fazer um mind trick tão rápido. Os truques mentais sempre me pareceram um poder muito high-level. Mesmo com as teorias que a Rey é uma filha do Luke e/ou uma estudante Jedi que escapou ao massacre do Ren, achei pouco credível que ela apanhasse o jeito à manipulação mental tão facilmente.

Ah, e a Starkiller Base não tinha um ecossistema per se. Não era uma estação espacial a imitar um planeta; era um planeta que foi escavado e apetrechado com aquela base militar.
  • RockyMotion 3 Jan 2016 21:21:50 11,754 posts
    Visto 11 meses atrás
    Registado 11 anos atrás
    @Coburn Não é incomum os realizadores criarem um design visual memorável e arranjarem as razões para tal depois, especialmente em séries de sci-fi e fantasia como Star Wars. É a medula do processo de construir personagens icónicas. E nesse aspecto, são muito parecidos ao desenvolvimento de personagens de videojogos.

Porque achas que o Kylo Ren querer imitar o Vader é uma razão pouco credível? Já viste o quão obcecado ele é. Fala com o capacete arruinado dele e tudo. Acha que tem direito à possessão do antigo sabre dele. Só lhe falta ter uma T-shirt com a imagem da cara do Vader a dizer "#1 Fan".

E não sei quanto a ti, mas se tivesse acabado de matar o meu pai depois de uns compridos momentos de conflito interno, não teria a concentração necessária para detectar a presença de alguém e parar um jacto de plasma superaquecido a meio da sua trajectória.

E a sintonização da Rey com a Força não é comparável ao que o Luke fez no fim do Ep. IV? Durante o filme inteiro ele também estava céptico sobre o poder da Força e não demostrou qualquer tipo de talento. Depois fecha os olhos durante uns segundos e de repente sabe mirar um torpedo para um espaço de 2 metros quadrados sem ajuda de computadores incrivelmente avançados e enquanto voa a uma velocidade extrema. Não é parecido?

TFA tem falhas, mas não são mais graves que o mesmo tipo de falhas que os originais tinham. Com o ódio que as prequelas atraíram, o pessoal tende a esquecer que a trilogia original era longe de ser perfeita a nível de storytelling. Isso nunca foi o ponto forte de Star Wars. Foi o sentido de aventura e afinco pelo detalhe visual.
  • RockyMotion 3 Jan 2016 22:59:06 11,754 posts
    Visto 11 meses atrás
    Registado 11 anos atrás
    @Coburn O abuso do CGI óbvio foi uma das razões pela qual as prequelas são detestadas, mas não é de forma alguma a mais importante. Foi principalmente pelo mau argumento, terrível diálogo, más prestações, subplots aborrecidos cheios de palha, mau pacing, comic relief que apelava demasiado a miúdos, conceitos retardados como os midichlorians, a insistência do Lucas de desnecessariamente incorporar montes de personagens da OT a qualquer custo, entre dúzias de outras coisas.

O hate pelas prequelas é levado a extremos, é verdade. Naquela confusão tinham alguns conceitos genuinamente interessantes. A execução é que saiu mal. Naquela altura o George Lucas pensava que era um deus infalível e insistiu em fazer micromanaging a tudo. Rodeou-se de yes men que não tinham coragem de lhe dizer "não, não faças isso, é uma ideia terrível".

O Lucas sempre foi entre mau e medíocre em quase todos os aspectos da realização excepto o design visual e worldbuilding. Ele está no seu melhor quando tem editores a limitá-lo e a dar-lhe direcção. Quando ele cria as premissas gerais e os designs de personagens e depois passa esses assets para as mãos de produtores mais competentes. Não é por nada que o SW largamente encarado como o melhor de todos teve um argumentista e realizador que não eram o Lucas.

TFA ao nível do Ataque dos Clones? Não digas isso a outros fãs IRL ou acabarás por ser linchado.

Achas sinceramente que as motivações e caracterização do Kylo Ren está pior que as do Anakin no episódio 3? Relembro-te que ele vai de "Windu, o Chancellor é um Sith, tem de ser parado" a "Do meu ponto de vista os Jedi são maléficos!" em para aí meia hora ou menos. Vai de matar crianças para salvar a esposa a estrangulá-la por causa de paranóia infundada em meia hora.

Reviste as prequelas recentemente? Eu também gostava delas quando era puto, porque que puto desgosta de naves e espadas laser? Mas agora sei muito melhor o que faz um bom filme, sei o que consiste de diálogo credível, e não preciso de legendas (que acho que reduzem muita da cringy-ness que aquilo tem). Ver aquilo de novo tendo consciência destas coisas foi uma experiência dolorosa.
  • RockyMotion 4 Jan 2016 00:19:36 11,754 posts
    Visto 11 meses atrás
    Registado 11 anos atrás
    @Coburn Não penso nada mal de ti, apenas acho que algumas das coisas que achaste uma falha podem ser explicadas com uma análise mais cuidadosa do filme. E as que não têm desculpa não são piores que aquilo que se via na OT.

Falando do Ataque dos Clones, comparemos uma das crítica mais frequentes ao Ren a um certo acontecimento do AotC: (SPOILERS DE TFA) E ainda por cima além da ferida no abdómen ele levou com um golpe de sabre no ombro do Finn. Uma coisa acho certa: ele não estava a lutar a full power.

Quanto à sensação que estávamos a assistir a um Star Wars de certa forma "reciclado", aí sim concordo inteiramente e até disse algo parecido num post ali em cima. E também concordo que o Ren é petulante, mas lá está: ainda não se desenvolveu completamente. Não vai ser um vilão tão estático como o Vader era na OT.

Peço desculpa pelos estrangeirismos; passo muito tempo no reddit (especialmente uns subreddits relacionados com storytelling) e é impossível não os adoptar quando encontramos um termo que não tem um equivalente exacto em português, ou que não captura as mesmas conotações. Por vezes esqueço-me que nem toda a gente tem o mesmo hábito.

Não sei quais termos em específico não conheces, mas aqui estão algumas explicações:

subplot: um segmento secundário do enredo. Por exemplo, o Anakin e a Padmé tirarem umas férias em Naboo no episódio 2 é um subplot enquanto que o Obi-Wan tenta desvendar a conspiração é o segmento principal durante a maior parte do filme.

pacing: ritmo a que os eventos ocorrem acontecem numa história.

comic relief: cenas dedicadas a comédia para desanuviar a tensão das partes dramáticas. O Jar Jar Binks é uma personagem de comic relief.

micromanaging: quando um patrão insiste em controlar cada pequeno detalhe do trabalho em vez de o deixar nas mãos de um subordinado (ou porque são control freaks ou porque não têm confiança nos empregados)

"yes men": pessoal que concorda com tudo que os superiores dizem e contam-lhes o que eles querem ouvir em vez de dar feedback honesto.

worldbuilding: o processo de construir um mundi fictício; imaginar as culturas, criaturas, tecnologias, lore, etc. desse mundo.

assets: bens de produção. no caso de um filme são coisas como concept art, vestimentas, props, sets, etc.

cringy / cringe: aquela sensação de desconforto quando vês algo embaraçoso a acontecer e queres parar de olhar, mas também queres ver se a situação vai ficar ainda pior do que já está.
  • marcofrosa 4 Jan 2016 09:53:47 3,182 posts
    Visto 2 meses atrás
    Registado 9 anos atrás
    O Jar Jar Binks é uma personagem de comic relief.
    Alguém disse Jar Jar Binks?!?

• RockyMotion 4 Jan 2016 22:21:33 11,754 posts
    Visto 11 meses atrás
    Registado 11 anos atrás
    @Coburn Provavelmente voltará como um fantasma da Força.
  • marcofrosa 4 Jan 2016 22:38:54 3,182 posts
    Visto 2 meses atrás
    Registado 9 anos atrás
    @RockyMotion Provavelmente voltará como cadáver num caixão.

• RockyMotion 4 Jan 2016 23:22:45 11,754 posts
    Visto 11 meses atrás
    Registado 11 anos atrás
    @Coburn Não sei. Até agora apenas jedis apareceram como fantasmas. Flashbacks parecem mais prováveis mas também têm limites por causa da idade do Harrison Ford. Teriam de ser nos últimos 10-15 anos no máximo, dependendo de quão bem conseguirem rejuvenescer o Ford com maquilhagem.

A menos que usem outro actor. Já que vão fazer um spin-off com um Han mais jovem, terá de acontecer eventualmente.

Depois há o facto que nunca fizeram flashbacks em filmes anteriores. Seria um acontecimento sem precedentes na saga. É uma ferramenta narrativa que certos escritores ou argumentistas não gostam de usar.
  • armandao Moderador 21 Jan 2016 15:59:22 9,279 posts
    Visto 2 semanas atrás
    Registado 12 anos atrás
    @Coburn Esse teu outro post com as pics do Snoke e DV,...dão que pensar!
  • RockyMotion 21 Jan 2016 18:25:09 11,754 posts
    Visto 11 meses atrás
    Registado 11 anos atrás
    @Coburn Não acho que seja o Darth Vader. O desenvolvimento dele como personagem está completo e seria um insulto ao final da trilogia original se revertessem a redenção dele. Não me surpreenderia se aquela cicatriz pela testa abaixo foi feita propositadamente para enganar os especuladores.

A teoria que ele é o Plagueis agrada-me mais porque encaixa com o que sabemos sobre ele, mas também me parece duvidoso. A cara do Snoke não se parece nada com um Muun e mesmo com a menção breve que ele teve no Episódio 3, a maior parte da audiência ficaria "Hã? Quem?"
Inicia sessão para responder

Sometimes posts may contain links to online retail stores. If you click on one and make a purchase we may receive a small commission. For more information, go here.