Nunca se perguntaram qual é que foi o primeiro?

• stika 28 Mar 2013 00:32:46 978 posts
    Visto 1 mês atrás
    Registado 13 anos atrás
    Esta é uma questão que sempre achei estranho o facto de esta raramente ser colocada.

Nunca tiveram curiosidade em saber qual é que foi o primeiro jogo dentro de cada género?

O primeiro RPG, o primeiro shooter, como é que estes evoluíram, etc.?

Por exemplo, na vossa opinião qual é que foi o primeiro RPG videojogável? Este veio do Japão ou do Ocidente? Quem copiou quem?
  • fearme3 Equipa 30 Mar 2013 02:35:45 5,357 posts
    Visto 4 minutos atrás
    Registado 11 anos atrás
    Para mim é interessante na óptica de tentar provar que a inovação e a evolução provêm sobretudo da criatividade, e não de uma nova geração; digo isto estando consciente que hardware mais poderoso traz sempre novas possibilidades, mas é apenas um factor entre muitos.

Há jogos antigos que ainda conseguem dar umas lições aos mais recentes, por isso não sei se podemos falar sempre em evolução. Mas acho que estou a fugir ao assunto do tópico.

Era interessante haver um livro que acompanhasse a evolução dos jogos e géneros, compraria-o certamente (não sei se algo deste género existe, pensou que não). Uma cronologia online também seria interessante.

Editado por fearme3 às 02:36:35 30-03-2013
  • adjhippie 30 Mar 2013 11:06:18 12,640 posts
    Visto 4 dias atrás
    Registado 10 anos atrás
    existe uma coisa maravilhosa chamada google

http://arstechnica.com/features/2005/10/gaming-evolution/
  • Madara_Uchiha 31 Mar 2013 00:26:31 283 posts
    Visto 6 anos atrás
    Registado 7 anos atrás
    Como é que podemos tomar uma abordagem subjectiva a essas perguntas quando temos provas factuais que nos indicam quais foram os primeiros e quem seguiu quem?

Mas sim, é um tópico interessante. :)
  • stika 2 Abr 2013 22:34:18 978 posts
    Visto 1 mês atrás
    Registado 13 anos atrás
    adjhippie wrote:
    existe uma coisa maravilhosa chamada google

http://arstechnica.com/features/2005/10/gaming-evolution/
    eu conheço esse artigo, mas é uma coisa muito leve, não aborda nenhum dos géneros em profundidade.

Basta só ver que no RPG começam logo pelo Rogue, não falam do que veio antes, não explicam a importância do Akalabeth, nem do Wizardry nao referem o impacto do Ultima IV

existem imensa informação em falta

No RTS começam logo pelo Dune 2, ignorando o Stonkers por exemplo.

Editado por stika às 22:38:09 02-04-2013

Editado por stika às 22:38:28 02-04-2013
  • stika 2 Abr 2013 22:40:12 978 posts
    Visto 1 mês atrás
    Registado 13 anos atrás
    Madara_Uchiha wrote:
    Como é que podemos tomar uma abordagem subjectiva a essas perguntas quando temos provas factuais que nos indicam quais foram os primeiros e quem seguiu quem?

Mas sim, é um tópico interessante. :)

na verdade as coisas não são assim tão simples.

Existe muita contra-informação na internet e às vezes até existem diferentes interpretações dos factos
  • adjhippie 3 Abr 2013 21:32:43 12,640 posts
    Visto 4 dias atrás
    Registado 10 anos atrás
    eu pus o link do primeiro que me apareceu á frente :biggrin:

mas também acho que neste tipo entertenimento com uma evolução baseada em avanços tecnológicos, isso do ser primeiro ou depois é só uma coisa de cultura geral.
    os jogos de hoje álem de serem uma evolução dos de há 30 anos atrás são também algo completamente diferente.

muito diferente da escrita por exemplo em que (quase) não há diferença de um romance moderno de algo feito há 2 séculos atrás (se bem que sobre isto sou completamente leigo)
  • stika 4 Abr 2013 18:18:33 978 posts
    Visto 1 mês atrás
    Registado 13 anos atrás
    eu por acaso já pensei em criar um video sobre a criacção do RPG, mas o trabalho exigido para isso seria mesmo muito.

Eu tenho uma idea geral dos primeiros RPG e das suas origens, mas não é fácil juntar a informação toda e torná-la num video
Inicia sessão para responder

Sometimes posts may contain links to online retail stores. If you click on one and make a purchase we may receive a small commission. For more information, go here.