Crash Bandicoot - Série

• David5988 10 Fev 2012 20:16:05 84 posts
    Visto 1 ano atrás
    Registado 9 anos atrás

Crash Bandicoot é uma série de jogos de plataformas publicados pela Activision, após ter sido desenvolvido pela Naughty Dog e publicado pela Sony Computer Entertainment.

Criado por Andy Gavin e Jason Rubin, a Naughty Dog desenvolveu 4 jogos para a Playstation. Apesar de ter sido contratada para produzir apenas três jogos, Crash Team Racing era um possível Crash 3, que começou a ser produzido depois de Crash 2. No entanto, foi produzido o Crash Bandicoot 3: Warped e como o Crash Team Racing já estava quase pronto, decidiram acaba-lo e lança-lo ao mercado.

Com o lançamento da Playstation 2, a Naughty Dog decidiu fazer a politica "uma série, uma plataforma", abandonando o desenvolvimento de jogos para a Playstation e ao mesmo tempo abandonando a série Crash Bandicoot.

Assim acabou a primeira geração de Crash.

Com a Naughty Dog fora do caminho a Vivendi Universal (que tinha adquirido os direitos de publicação) encomendou à Travellers Tales (famosa por ter feito do Sonic 3D) para fazer Crash Bandicoot: The Wrath of Cortex. O jogo foi era para ser desenvolvido por Mark Cerny (que fez o design de todos os jogos da série até ao momento) e publicado pela Sony Computer Entertainment. Depois de uma briga entre Vivendi Universal e as duas entidades, a Travellers Tales (a nova produtora) foi forçada a desenvolver o jogo a partir do zero e com um prazo de apenas 12 meses de desenvolvimento.

A Travellers Tales tinha planeado um Crash Bandicoot com uma jogabilidade de "mundo aberto" ao estilo de Jak e Daxter, no entanto devido ao prazo de 12 meses, mudaram de planos e fizeram um Crash bandicoot com a jogabilidade dos clássicos, não oferecendo nenhuma inovação. A recepção foi mediocre, no entanto, devido ao sucesso de Crash na anterior geração, vendeu 7 milhões de unidades.

De seguida foi planeado o Crash Bandicoot: Evolution em que era para ter uma nova jogabilidade com elementos de plataformas / RPG, no entanto tornou-se o que hoje conhecemos como Crash Twinsanity. Crash Twinsanity foi elogiado pelos fãs como sendo um jogo relativamente bom devido à nova jogabilidade, e com um argumento cheio de humor. Os fãs afirmaram que esta era a melhor direcção que crash estava a tomar.

Depois de desenvolver Crash Twinsanity, Traveller Tales Oxford continuou com dois projetos (acreditando que a Vivendi lhes tinha dado os direitos de desenvolvimento para Crash). O primeiro projecto foi uma continuação directa de Crash Twinsanity, em que Cortex era excluído de todos os outros vilões do universo Crash. O nome do jogo já tinha sido decidido, e era Chaos Cortex. Este projeto foi cancelado, mas a Vivendi ainda tinha a opção de continuar o seu desenvolvimento. O outro projeto foi Crash Clash Racing (agora Crash Tag Team Racing), que também era a continuação de Crash Twinsanity. No entanto, a Tales Traveller descobriu que a Vivendi lhes tinha tirado o direito de desenvolver mais Crash Bandicoot devido às fracas vendas de Twinsanity.

Assim acabou a segunda geração de Crash.

O direitos de Crash Bandicoot foram dados à Sierra e esta ordenou à Radical Entertainment para desenvolver mais jogos de Crash Bandicoot. A empresa acabou o que a Travellers Tales tinha começado com o Crash Clash Racing, e foi para o mercado com o nome de Crash Tag Team Racing. Após o lançamento deste, a produtora decidiu dar um ar fresco à série e desenvolver um reboot.

Desde reboot nasceu o Crash of the Titans, em que crash podia utilizar mostros para combater e superar obstáculos durante o jogo. A recepção com os críticos foi mediocre, devido à sua linearidade e com a sua mecânica um pouco repetitiva no final. A recepção dos fãs foi morna, porque apesar da jogabilidade ser agradável, o espirito dos clássicos tinha desaparecido.

Unidades Vendidas:
    Crash Bandicoot - 6.82 milhões
    Crash Bandicoot 2: Cortex Strikes Back - 7.58 milhões
    Crash Bandicoot 3: Warped - 7.13 milhões
    Crash Bash - 3.39 milhões
    Crash Bandicoot: The Wrath of Cortex - 7.24 milhões
    Crash: Twinsanity - 0.79 milhões

Crash of the Titans - 2.14 milhões de unidades
    Crash: Mind over Mutant - 2.05 milhões de unidades

Quais são as vossas memórias sobre esta série e qual é a vossa opinião sobre o reboot que fizeram em 2007?
  • ColePT 10 Fev 2012 22:18:14 32,217 posts
    Visto 12 meses atrás
    Registado 10 anos atrás
    O meu favorito foi o Twinsanity.
    Gostei do Crash of the Titans!
  • David5988 10 Fev 2012 22:36:02 84 posts
    Visto 1 ano atrás
    Registado 9 anos atrás
    As pessoas após o The Wrath of Cortex, perderam totalmente o interesse por Crash Bandicoot e isso reflete-se nas vendas do Twinsanity (que já agora, penso que era a melhor direcção que crash estava a tomar).

O crash of the Titans teve uma boa recepção, mas os fãs dos clássicos ficaram WTF, porque se tratava de um reboot e eles mudaram a jogabilidade drasticamente. No entanto penso que ambos os jogos são bons jogos de plataformas/acção, mas ao mesmo tempo penso que a Radical Entertainment devia ter dado aquele espirito dos clássicos.

E já agora ColePT, podias dizer quais foram os factores que achaste positivos do Crash of the Titans?

Editado por David5988 às 22:37:07 10-02-2012

Editado por David5988 às 22:37:31 10-02-2012
  • Dororo 11 Fev 2012 02:34:48 280 posts
    Visto 6 anos atrás
    Registado 9 anos atrás
    Falta aí o Crash Nitro Kart.

Eu joguei até ao fim os 3 primeiros, e foram sem dúvida os melhores jogos de plataformas da playstation 1 para mim.
    O Crash Bandicoot foi o primeiro jogo que tive para a PS1 inclusive.

A partir desses fui apanhando here and there um nível de um ou um bocado de outro, mas nunca me puxou. Este é um dos que tenho mais pena de não ver de volta nesta geração, but then again para fazer o que fizeram na PS2 não vale a pena.
  • ColePT 11 Fev 2012 09:32:37 32,217 posts
    Visto 12 meses atrás
    Registado 10 anos atrás
    Eu gosto de Spyro, gosto mais de Crash, gosto AINDA MAIS DE SLY e os meus afetos são sim. O The Wrath of Cortex é aquele das máscaras elementares? Até gostei!

Esquece que o Crash of the Titans é um Crash e verás que está bem construído a quase todos os níveis. A sequela veio estragar tudo menos as cut-scenes que adorei!
  • David5988 11 Fev 2012 11:41:59 84 posts
    Visto 1 ano atrás
    Registado 9 anos atrás
    Eu já joguei todos menos o The Wrath of Cortex.
    Dororo, acho que devias jogar os da PS2, mais especificamente o Twinsanity, porque acho que foi um grande passo para a frente na série.

ColePT, eu quando joguei O Crash: Mind over Mutant, parecia-me que estava a jogar uma expansão do Crash of the Titans, nada mais.

Editado por David5988 às 11:43:33 11-02-2012
  • Apagar utilizador 13 Fevereiro 2012 00:21:29
    Crash Bandicoot foi o primeiro jogo que joguei na PS1. Comprei no mesmo dia que a consola. Desde então ,fiquei fã, apesar de ter deixado de comprar depois do Wrath of Cortex.
  • David5988 13 Fev 2012 12:44:11 84 posts
    Visto 1 ano atrás
    Registado 9 anos atrás
    Tal como disse anteriormente, joguem o Crash twinsanity, é o melhor da PS2.
  • Apagar utilizador 24 Junho 2012 02:48:04
    Esta foi a série que me fez escolher uma PS em vez de uma N64!
    Adoro todos até ao Bash.Os da Ps2 achei uma cagada e o Twinsanity considero um jogo morto, sem piada e que não gostei nada,só o wrath of cortex é que ainda deu para jogar desses todos!
    Os desta gen nem consigo ver à frente!

A série deveria ter ficado pela PS1 e morrer digna aí!
  • adjhippie 25 Dez 2012 21:17:23 12,640 posts
    Visto 14 horas atrás
    Registado 10 anos atrás
    foi uma pena a sony não ter comprado os direitos do ip na era da ps1 e ter feito do crash a mascote da empresa ao mesmo nível do mário na nintendo.
  • orlandodecarvalho 25 Out 2013 12:34:24 3 posts
    Visto 2 anos atrás
    Registado 7 anos atrás
    eu sempre pensei que ele seria a mascote da sony, porque é que ja não saem mais jogos de crash?

Editado por orlandodecarvalho às 12:35:05 25-10-2013
  • orlandodecarvalho 26 Out 2013 08:51:24 3 posts
    Visto 2 anos atrás
    Registado 7 anos atrás
    é mesmo triste como personagens como crash, banjo kazooie etc tenham desaparecido
  • TL16199 26 Out 2013 13:56:56 1,818 posts
    Visto 2 anos atrás
    Registado 7 anos atrás
    Eu tenho os 3 para PS3/PSVita e adoro-os a todps, gostava bastante que fosse lançado um 4 pela Naughty Dog para PS4.
Inicia sessão para responder

Sometimes posts may contain links to online retail stores. If you click on one and make a purchase we may receive a small commission. For more information, go here.