Como usar o DualShock 3 no PC

• Lismo 5 Set 2011 21:40:11 7,183 posts
    Visto 3 meses atrás
    Registado 12 anos atrás
    Como a maioria de vós deve saber os comandos da PlayStation não tem compatibilidade oficial com o Windows, ou seja, não podem simplesmente ligá-los e começar a jogar sem precisar de alguns “truques” que na maioria dos casos são uma dor de cabeça e acabam por não levar a lado nenhum.
    Esta situação pode ser frustrante para alguns pois tem um controlador perfeitamente funcional em casa e se quiserem um para jogar no PC são forçados a comprar outro exclusivamente para o efeito.

Neste tutorial relativamente simples vou ensinar como conectar o DualShock 3 ao Windows e fazer com que este funcione perfeitamente, bastando instalar um pacote de drivers e um programa que emula o controlador da Xbox 360 que tem total compatibilidade com o Windows e com praticamente todos os jogos lançados para o sistema.

Requisitos:
    - DualShock 3
    - Cabo USB 2.0 (para ligar o comando ao PC)
    - Sistema operativo Windows
    - Programa WinRAR (para descompactar os arquivos)

Em primeiro lugar deves fazer o download dos seguintes arquivos:

Divers DualShock 3 PC - 380.08kb
    Emulador Comando Xbox 360 - 97.59kb

Depois de fazeres o download deves descompactar as pastas para um directório à tua escolha.

Em segundo lugar deves instalar o pacote de drivers que irão fazer com que o comando funcione e executar um ficheiro para que este seja reconhecido pelo Windows.

Drivers DualShock 3 PC

1 - Abre a pasta, executa o ficheiro libusb.exe e segue as instruções de instalação, uma vez concluída as drivers estão instaladas.
    2 - Liga o DualShock 3 a uma porta USB através de um cabo USB 2.0.
    3 - Executa o ficheiro ps3sisaxis.exe (uma pequena janela de comandos vai aparecer e desaparecer)
    4 - Pressiona o botão PS do DualShock 3.

Para verificares se o comando está a ser reconhecido pelo Windows vai a Iniciar > Painel de controlo > [u]Impressoras e outro hardware[/u] > Controladores de jogos, deverá aparecer o nome do controlador como PLAYSTATION(3) Controller o estado como OK, clica em "Propriedades" e no separador "Test" pressiona os botões do comando verificando se os números na imagem reagem, se isso acontecer o comando está a funcionar perfeitamente.
    Provavelmente os analógicos não estarão bem calibrados, portanto deves mudar para o separador "Settings", clicar em "Calibrate" e seguir correctamente as instruções dadas, quando estiver finalizado podes testar novamente no separador "Test" e tudo deve funcionar perfeitamente.

Em terceiro e último lugar deves instalar um programa que vai fazer com que o Windows pense que o teu DualShock 3 é um comando Xbox 360, pois apesar do comando já estar a funcionar o mapa de botões não está devidamente configurados.

Emulador Comando Xbox360

1 - Dentro da pasta vais encontrar um ficheiro chamado XInputTest.exe, executa-o e carrega nos vários botões do teu comando para testar se está tudo bem configurado de acordo com o comando Xbox 360.
    2 - Copia os ficheiros x360ce.ini e xinput1_3.dll para o mesmo directório onde se encontra o ficheiro executável do jogo com o qual queres usar o comando.
    Este directório varia dependendo de onde tenhas instalado o jogo, mas normalmente encontra-se em C:\Programas\“Nome da editora do jogo”\“Nome do jogo”.exe.

E já está! Podes jogar à vontade!

Notas:
    - Este tutorial refere-se ao Windows XP, mas isto funciona em qualquer versão do Windows, ainda que os caminhos para chegar a alguns directórios referidos possam ser diferentes.
    - Sempre que desligas o comando do PC, quando o voltares a ligar tens que repetir os pontos 2, 3, e 4 do 2º passo, que é bastante simples.
    - Tens que repetir o ponto 2 do 3º passo em todos os jogos em que queiras usar o comando.
    - Se por qualquer razão quiseres alterar o mapeamento ou definições do comando podes editar o ficheiro x360ce.ini e testar o mesmo com o ficheiro XInputTest.exe.

Qualquer dúvida que tenham podem expor nos comentários que eu tento ajudar!

Direitos: Este tutorial é da minha autoria, agradeço que não usem em outros fóruns ou sites sem antes me consultarem, obrigado!
  • Apagar utilizador 5 Setembro 2011 21:55:47
    Eu faço isto de outra forma. Vinha num artigo da Exame Informática.
  • Apagar utilizador 5 Setembro 2011 22:07:14
    Eu não uso o Xpadder e consigo jogar na mesma. O que ele disse funciona. Eu jogo sem fios, é mais fixe.
  • J.Carlos 5 Set 2011 23:18:16 1,436 posts
    Visto 2 anos atrás
    Registado 11 anos atrás
    Depois de ligar o DS3 no PC, e quando passámos para a PS3, a ligação do PC é desligada?
    BTW, depois de fazer a ligação ao PC, podemos jogar sem fios?
  • PlayDude77 5 Set 2011 23:52:44 395 posts
    Visto 4 meses atrás
    Registado 10 anos atrás
    Vais me desculpar Lismo, mas sei de um método que para mim é bem melhor, e é fácil porque instala tudo de uma vez e pode-se mudar entre vários presets (tem emulador de comando 360 incluído) e até configurar teclas.

E a vibração funciona perfeitamente! Inclusive até funciona com bluetooth, mas aconselho a usarem cabo porque torna-se complicado isso do BT. :D

É o motioninjoy. Saquem aqui http://www.motioninjoy.com/download

Mais uma vez desculpa lá, mas tive uma boa experiência com este software e achei por bem partilhar com o pessoal, até porque é bem mais fácil de configurar. E eu sei do que falo porque antes de arranjar o Motion In Joy usei esse método e outros. :P

Cumps.
  • ppipocas 26 Mar 2013 14:44:50 1 posts
    Visto 7 anos atrás
    Registado 7 anos atrás
    @PedroHenrique Boas, podes-me dar o link de download da revista da exame informática onde está esse artigo?
    Ou podes-me explicar como fizes.te para meter a funcionar o dualshoke3 no PC sem fio.

Comprimentos,
    PP.
  • armandao Moderador 28 Mar 2013 16:27:12 9,279 posts
    Visto 4 dias atrás
    Registado 12 anos atrás
    Tentei fazer isto com o motioninjoy, reconhece o DS3 mas dps ao entrar no Super Meat Boy, não reconhece...
    Tenho lá um comando da Logitech que dá á primeira, as não gosto de jogar com ele..plataformas n... e queria por o DS3 funcionar.
  • TiagoSilva 7 Abr 2013 11:10:26 239 posts
    Visto 3 anos atrás
    Registado 9 anos atrás
    @armandao Normalmente tens que por compativel no programa com O XBOX360 controller, jogos como far cry 3,crysis 3, medal of honor e tudo isso no programa tens que meter a opçao "Emulador de Controlador de Xbox 360"
  • armandao Moderador 7 Abr 2013 13:44:36 9,279 posts
    Visto 4 dias atrás
    Registado 12 anos atrás
    @TiagoSilva ok tenho de tentar...obrigado
  • narutoD.luffy 22 Abr 2013 03:53:28 61 posts
    Visto 4 dias atrás
    Registado 8 anos atrás
    epa tentei fazer isto o problema é que ao testar o comando não mexe, ou seja posso estar lá a carregar nos botõees que nada acontece, e já tentei com o emulador da xbox360... o pc já reconhece o comando mas falta o resto... que hei-de fazer?
  • armandao Moderador 22 Abr 2013 09:51:36 9,279 posts
    Visto 4 dias atrás
    Registado 12 anos atrás
    Olha eu testei como se falava aqui e deu, depois do conselho do Tiago deu ás mil maravilhas!
  • Josealegre 30 Set 2015 18:06:10 2 posts
    Visto 5 anos atrás
    Registado 5 anos atrás
    boas, como e que ponho os analogicos do comando da ps3 a funciaonar no pc, ja consegui por o basico mas os analogicos do meio do comando n consigo, alguma dica?
  • ShadowPT 7 Out 2015 16:51:52 33 posts
    Visto 2 semanas atrás
    Registado 5 anos atrás
    Boas!

Aproveito este mesmo tópico para fazer uma pergunta:

- Será que eu ao utilizar o comando da PS3 no PC o mesmo fica com a bateria viciada?

Editado por ShadowPT às 16:52:34 07-10-2015

Editado por ShadowPT às 16:53:06 07-10-2015
  • adjhippie 7 Out 2015 23:03:07 12,640 posts
    Visto 1 dia atrás
    Registado 10 anos atrás
    não deve viciar mais a usar no pc do que a usar na consola.
  • Sergey_Reshetnyak 10 Jan 2018 18:39:05 1 posts
    Visto 2 anos atrás
    Registado 2 anos atrás
    1 S3
    Em geral, gostei do relógio, no meu braço sente-se perfeitamente, se você não sabe, então você não entenderá esse relógio comum ou inteligente! Sensor de funcionamento muito claro para ligar a tela ao girar a mão, quando você abaixa a mão, a tela é desligada e liga apenas quando você ergue a mão e a gira, muito conveniente! O som é excelente e o microfone e alto-falante funcionam bem! Os Screensavers são lindos! Tudo é apenas super!
    http://www.deviceranking.pt/smartwatch/6211/no.1-s3
    http://www.deviceranking.pt/smartwatch-versus/6211-6220/no.1-s3-vs-zgpax-s55
Inicia sessão para responder

Sometimes posts may contain links to online retail stores. If you click on one and make a purchase we may receive a small commission. For more information, go here.