Colecionar Banda-Desenhada

• Sologaming 31 Ago 2011 02:55:06 406 posts
    Visto 6 anos atrás
    Registado 9 anos atrás
    Eu não costumo muito vir para estes lados do fórum, mas a verdade é que sou um coleccionador de BD há já 5 anos.
    Com o tempo fui sabendo cada vez mais sobre estas andanças, e hoje em dia posso dizer que sei mais sobre BD do que de jogos por uma diferença considerável.

Com o objectivo de encontrar mais alguns coleccionadores para falar pergunto.
    Alguém aqui no fórum é leitor assiduo de Banda-Desenhada?

Alguém gostava de ser?

Alguém precisa de ajuda em algo relacionado?

Só para saberem eu leio essencialmente comics americanos e algum manga apesar de também ter algumas coisas europeias.
  • Sologaming 31 Ago 2011 03:07:52 406 posts
    Visto 6 anos atrás
    Registado 9 anos atrás
    Mensagem eliminada
  • ColePT 31 Ago 2011 09:15:25 32,217 posts
    Visto 10 meses atrás
    Registado 10 anos atrás
    Assíduo mesmo ASSÍDUO não. Por grande pena minha :P
    Não tenho assim muita BD. Costumo ler pela Net e às vezes mando vir umas cenas que me parecem ficar bem na estante xD
  • Sologaming 31 Ago 2011 21:14:15 406 posts
    Visto 6 anos atrás
    Registado 9 anos atrás
    És uma tristeza Cole X)
    Bem que mandavas vir algumas coisas para te distraires do sly;)
  • ColePT 31 Ago 2011 21:34:13 32,217 posts
    Visto 10 meses atrás
    Registado 10 anos atrás
    Diz o roto ao nu, meu.
    Sly também já teve BD, que eu tenho xD

EDIT 1: Acho que com o novo AO o título deste tópico já está bem escrito xD
  • Sologaming 1 Set 2011 02:38:39 406 posts
    Visto 6 anos atrás
    Registado 9 anos atrás
    Bom vou continuando eu com a thread...

Quarta-feira é sinónimo de novos comics na america e eu já mandei vir os meus, cerca de 30 euros para umas boas leituras.
    Depois digo como foram os comics novos quando chegarem
  • finexi 1 Set 2011 03:03:53 2,777 posts
    Visto 3 anos atrás
    Registado 12 anos atrás
    O que são BD's? "Livros" de manga (com "muitas" páginas) ou "revistas" americanas com poucas páginas? Nunca percebo muito bem onde é que o pessoal quer chegar. Any help?
  • Sologaming 1 Set 2011 03:52:09 406 posts
    Visto 6 anos atrás
    Registado 9 anos atrás
    Estava a falar no geral, BD = Banda-Desenhada, por mim podemos falar de tudo uma vez que compro e leio dos 3 principais ramos de BD:

Manga - Banda-Desenhada criada no japão que se caracteriza por edições semanais por capítulos que são reunidos em "phone-books", revistas com vários títulos semanais. Mais tarde a cada 6 capítulos se se justificar é lançado uma edição que compila estes 6 capítulos num só livro. A maior parte do manga disponível em inglês vem nestas compilações.

Comics - Banda-Desenhada Americana, caracterizada por sair mensalmente em revistas de 32 páginas. Conhecido maioritariamente pela sua vertente dos super-heróis temos aqui tanta variedade como no manga, e tal como no manga também podemos ver as compilações por arcos de história.

Franco-Belga - Banda-Desenhada europeia originária mais concretamente de França, é caracterizada por serem edições com cerca de 68 páginas (varia bastante no entanto) com uma vinheta e página maior do que é o padrão (assumindo que o padrão são os comics americanos).

Claro que há muitas diferenças, suficientes para escrever um livro, para mais informações recomendo um livro chamado "Understanding Comics" de Scott Mcloud.

Há depois várias variantes destes aqui já referidos como o fumetti que é característico de Itália apesar de ter fortes inspirações do franco-belga, o Manwha que é o manga coreano com a diferença de se ler como no ocidente (o Manga lê-se da direita para a esquerda) ou híbridos que juntam dois ou mais estilos.

De qualquer forma e para concluir podemos discutir de tudo, eu colecciono principalmente Comics americanos mas como já referi tenho um pouco de tudo.
  • ColePT 1 Set 2011 22:30:29 32,217 posts
    Visto 10 meses atrás
    Registado 10 anos atrás
    Sologaming wrote:
    Estava a falar no geral, BD = Banda-Desenhada, por mim podemos falar de tudo uma vez que compro e leio dos 3 principais ramos de BD:

Manga - Banda-Desenhada criada no japão que se caracteriza por edições semanais por capítulos que são reunidos em "phone-books", revistas com vários títulos semanais. Mais tarde a cada 6 capítulos se se justificar é lançado uma edição que compila estes 6 capítulos num só livro. A maior parte do manga disponível em inglês vem nestas compilações.

Comics - Banda-Desenhada Americana, caracterizada por sair mensalmente em revistas de 32 páginas. Conhecido maioritariamente pela sua vertente dos super-heróis temos aqui tanta variedade como no manga, e tal como no manga também podemos ver as compilações por arcos de história.

Franco-Belga - Banda-Desenhada europeia originária mais concretamente de França, é caracterizada por serem edições com cerca de 68 páginas (varia bastante no entanto) com uma vinheta e página maior do que é o padrão (assumindo que o padrão são os comics americanos).

Claro que há muitas diferenças, suficientes para escrever um livro, para mais informações recomendo um livro chamado "Understanding Comics" de Scott Mcloud.

Há depois várias variantes destes aqui já referidos como o fumetti que é característico de Itália apesar de ter fortes inspirações do franco-belga, o Manwha que é o manga coreano com a diferença de se ler como no ocidente (o Manga lê-se da direita para a esquerda) ou híbridos que juntam dois ou mais estilos.

De qualquer forma e para concluir podemos discutir de tudo, eu colecciono principalmente Comics americanos mas como já referi tenho um pouco de tudo.

Já te disse gaming, GET A LIFE!

Mod zangado com o comportamento imaturo do ColePT wrote:
    Cole, Cole, Cole. Já te disse que é muito feio mandar as pessoas terem uma vida... Lembra-te que TU não tens.....

Sologaming, peço desculpa pelo meu comportamento imaturo para com a nossa adorada língua. Portanto aqui vai: ARRANJA UMA VIDA!
  • Sologaming 2 Set 2011 00:31:15 406 posts
    Visto 6 anos atrás
    Registado 9 anos atrás
    Desculpa se estava a tentar ser informativo para o finexi...
  • Apagar utilizador 2 Setembro 2011 00:36:23
    Coleccionei Berserk até ao volume 15, mas fui perdendo a vontade de ler e continuar a comprar com o tempo. De resto tenho uns mangas, e poucos comics (ou mesmo nenhuns). Coleccionava Spider-Man, mas perdi aquilo tudo quando era mais novo. Comprei uns volumes de Spawn, mas mal se podia chamar àquilo colecção. Hulk, bleh, vendido.
    Franco-Belga - Axterix, como qualquer bom tuga. Guardiões de Maza, porque rula, só isso. Black Sad, um dos que mais estimo (pena haverem poucos). Sky Doll, mesmo muito underground INFELIZMENTE. Fartei-me de esperar pelo volume 4, não sei se chegou a ser lançado. Senda (já não sei quantos tenho). E um outro, que gosto muito pouco e só tenho um volume.

Acho que as BDs mais raras que tenho (sem contar com as Franco-Belga, não sei o quão raro a maioria é), é o livro Azumanga Daioh the Onibus (JESUSF*CKINGCHRIST http://www.ebay.com/itm/NEW-MANGA-AZUMANGA-DAIOH-COMPLETE-COLL-OMNIBUS-ED-/190417083128?pt=US_Fiction_Books&hash=item2c55be1af8)
    E a colecção completa de Scott Pilgrim selada e com caixa.
  • finexi 2 Set 2011 00:40:37 2,777 posts
    Visto 3 anos atrás
    Registado 12 anos atrás
    ColePT wrote:
    Sologaming wrote:

Já te disse gaming, GET A LIFE!

Mod zangado com o comportamento imaturo do ColePT wrote:
    Cole, Cole, Cole. Já te disse que é muito feio mandar as pessoas terem uma vida... Lembra-te que TU não tens.....

Sologaming, peço desculpa pelo meu comportamento imaturo para com a nossa adorada língua. Portanto aqui vai: ARRANJA UMA VIDA!

É que eu nem sequer percebo o porquê de te teres dirigido ao Sologaming para comentar o que ele me disse... Quanto muito fazias outra pergunta ou acrescentavas informação...

Anyway, obrigado. Acho que já estou mais bem esclarecido. Nunca fui grande fã de BD's.
  • Apagar utilizador 2 Setembro 2011 00:42:25
    Sou eu o único on topic? Neat.
  • Sologaming 2 Set 2011 00:49:15 406 posts
    Visto 6 anos atrás
    Registado 9 anos atrás
    RhapsodyRules wrote:
    Coleccionei Berserk até ao volume 15, mas fui perdendo a vontade de ler e continuar a comprar com o tempo. De resto tenho uns mangas, e poucos comics (ou mesmo nenhuns). Coleccionava Spider-Man, mas perdi aquilo tudo quando era mais novo. Comprei uns volumes de Spawn, mas mal se podia chamar àquilo colecção. Hulk, bleh, vendido.
    Franco-Belga - Axterix, como qualquer bom tuga. Guardiões de Maza, porque rula, só isso. Black Sad, um dos que mais estimo (pena haverem poucos). Sky Doll, mesmo muito underground INFELIZMENTE. Fartei-me de esperar pelo volume 4, não sei se chegou a ser lançado. Senda (já não sei quantos tenho). E um outro, que gosto muito pouco e só tenho um volume.

Acho que as BDs mais raras que tenho (sem contar com as Franco-Belga, não sei o quão raro a maioria é), é o livro Azumanga Daioh the Onibus (JESUSF*CKINGCHRIST http://www.ebay.com/itm/NEW-MANGA-AZUMANGA-DAIOH-COMPLETE-COLL-OMNIBUS-ED-/190417083128?pt=US_Fiction_Books&hash=item2c55be1af8)
    E a colecção completa de Scott Pilgrim selada e com caixa.

Pessoal deixem o cole em paz, é na brincadeira comigo ele X)!

Anyway não sabia que o azumanga era tão caro, eu por acaso também tenho o omnibus.
    Dos que falaste claro que li Berserk e Blacksad, já para não falar na SkyDoll que gosto muito (especialmente da arte).
    Americanos não recomendaria o spawn, apesar da personagem ser apelativa e do Todd Mcfarlane ser um bom artista nunca achei que os primeiros livros fossem nada de especial, típico anos 90 com muita violência e músculo...

Ah e boa escolha com o scott, eu tive essa caixa com o poster assinado pelo Bryan Lee O'Malley, mas vendi e agora só tenho os 6 volumes da Oni Press.
    Recomendava-te o outro livro dele se gostaste do Scott, Lost at Sea, não é tão bom como a saga do Scott, mas eu gostei bastante.
  • Apagar utilizador 2 Setembro 2011 01:41:16
    Ora muito obrigado pela resposta! :)

Quanto a Scott, gostei, mas não diria que fiquei apaixonado pelos trabalhos do autor. Irei dar uma vista de olhos a essa recomendação.

Já não sou um grande coleccionador infelizmente. O meu maior prazer eram os manga obviamente. E cheguei a ter coisas como os 17 primeiros volumes de Eyeshield 21 (que vendi ;_;), 7 de FMA que tiveram o mesmo destino, e também vendi uns quantos picks que fiz quando era mais novo. A unica coisa que mantive foram umas poucas colecções, 2 delas completas. Death Note e Fruits Basket (no regrets). O resto está on-going, como Naruto, Claymore e Berserk (este é infinito). E tenho muitos outros volumes soltos, alguns Big Viz (como 7 DBZ e Vagabond) e colecções de séries que ninguém quer saber (Monster Collection, uns 5 volumes). Mas já não compro ao mesmo ritmo que comprava antes de 2010. Leio muito da internet agora, por isso evito comprar.

E tu? Quais as tuas preferências, o que tens por aí, e o que mais estimas? Pareces ser muito mais entendido e apreciador de banda desenhada que eu.
  • Sologaming 2 Set 2011 02:18:34 406 posts
    Visto 6 anos atrás
    Registado 9 anos atrás
    Bem eu tenho bastantes coisas por aqui, preferindo maioritariamente comics americanos.

Um livro que tenho aqui que gosto bastante é a minha cópia do Hellboy Library Edition 1. É uma oversized copy que custa 50€, hoje em dia não é nada de especial para mim gastar isso de uma vez, mas na altura que comprei foi um ponto de viragem para começar a comprar BD mais a sério.

Claro que os vários Spawn que tenho também são bem estimados uma vez que foram a minha primeira compra quando descobri a banda-desenhada pela primeira vez, são terriveis mas têm um lugar especial na colecção.

Depois tenho alguns livros mais raros que guardo muito bem numa das short-boxes, alguns valiosos outros que em seu tempo acho que irão ser valiosos.
    Não compro tanto pelo valor monetário, apesar de ser sempre um pró uma vez que posso vender mais tarde para comprar mais coisas para ler hehe.

Os meus livros favoritos são sem dúvida o The killing joke nos comics e em manga a série Genshiken (que comprei toda de uma só vez XD). Franco-Belga também adoro o Blacksad, mas pela arte em si gosto de todos os livros de um autor chamado David B. que criou obras como "Epileptic" que continua a ser a melhor obra FB que li.
  • hugocarvalho123 18 Abr 2015 20:04:43 1 posts
    Visto 5 anos atrás
    Registado 5 anos atrás
    Boas pessoal

tenho um pregunta presistente e espero qe ninguem me leve a mal.

o facto é que tou a comecar a gostar mt de comic e BD e queria comecar a fazer colecao e ler
    O facto é que fui as bancas e de momento ta Panini Comic mas a edicao 25 em portugues brasileiro.

so que pretendia mandar vir as edicoes anteriores. e nao concheco site nenhum nem Portugues nem Brasileiro que mande para Portugal.
    nao é que n saiba em ingles mas acho que perde um pouco a graca.
    tou aberto a ideias alguem que me diga alguma coisa.

obrigado

cumprimentos
Inicia sessão para responder

Sometimes posts may contain links to online retail stores. If you click on one and make a purchase we may receive a small commission. For more information, go here.