Metroid

  • Apagar utilizador 8 Agosto 2011 03:59:55
    Nome: Metroid
    Plataforma: Nintendo Entertainment System (NES)
    Produtora: Nintendo
    Data de lançamento do original: 6 Agosto 1986
    Pontuação da altura e respectivas fontes: Desconheço

    Depois de ver um artigo interessante sobre os 25 anos desta série feitos no passado dia 6 deste mês achei interessante postar para vocês. A fonte é de um site do Brasil, mas mesmo assim dei-lhe uma lavagem para português de Portugal (segundo o antigo acordo ortográfico, senão não era preciso mudar nada).

    Em 1986, a Nintendo vivia no Japão o sucesso do Famicom, a consola de 8 bits (que nos Estados Unidos se chama NES), graças principalmente a "Super Mario Bros.", lançado um ano antes, e "The Legend of Zelda", que saiu em Fevereiro.

    "Metroid" foi lançado a 6 de Agosto, no mesmo acessório que a aventura de Link estreou: o Disk System, um leitor de discos magnéticos (similares a disquetes) lançado apenas no Oriente.

    A aventura de Samus Aran destoava do clima solar típico dos jogos da Nintendo, trazendo uma atmosfera mais sombria e de ficção científica. O título veio da junção das palavras "metro" (comboios subterrâneos) e "android", fazendo alusão a labirintos debaixo da terra.

    Uma das modas que "Metroid" inventou é a do "speedrunning", ou seja, terminar um jogo no menor tempo possível. Isso porque o final do game mudava dependendo do tempo que se leva para terminar a aventura: com 5 horas ou menos, era revelado que Samus Aran é na verdade uma mulher, a despeito do que sugere seu nome e sua armadura corpulenta.

    Mais que um jogo, atribui-se a "Metroid" a invenção de uma fórmula dentro do género de acção, em que se combina exploração não linear e plataformas. Além disso, como num RPG, o jogador é fraco no inicio, mas no decorrer da aventura consegue-se novas habilidades e armas, permitindo, assim, ter acesso a novas áreas do mapa.

    Numa entrevista de 2003, Yoshio Sakamoto, considerado o principal idealizador da franquia, revelou que esse formato era o mais rápido de se produzir. O motivo da pressa é que, a um mês do lançamento, existia apenas o conceito do jogo. Nessa altura, todo o sector de desenvolvimento da Nintendo, liderado por Gunpei Yokoi, o pai do Game Boy, foi escalado para trabalhar no título.

    "Metroid" saiu em cartucho um ano depois nos Estados Unidos. Em vez de usar ficheiros de "save", o jogador continuava sua aventura através de um sistema de palavras-passe. Aliás, com passwords especiais, era possível jogar com a Samus sem armadura e com todos os power-ups.
    Depois Samus passeou por todas as plataformas da Nintendo, do Game Boy ao Wii. Vale uma menção especial para a GameCube, berço da trilogia "Metroid Prime", que reinventou a franquia como um jogo na primeira pessoa. O título mais recente da saga é "Other M", feito em parceria com a Koei Tecmo.

    Parabéns Metroid e continuação de sucesso!
  • finexi 8 Ago 2011 13:26:03 2,777 posts
    Visto 3 anos atrás
    Registado 12 anos atrás
    Uma grande série. Quando se pensava poder haver um melhor que o Super Metroid, aparece a trilogia Prime. Grande atmosfera, banda sonora,... É fenomenal mesmo.
  • miqueiaslanes 12 Abr 2012 02:28:58 2 posts
    Visto 11 meses atrás
    Registado 8 anos atrás
    sem duvida uma das melhores series que essistem
  • miqueiaslanes 12 Abr 2012 02:28:59 2 posts
    Visto 11 meses atrás
    Registado 8 anos atrás
    sem duvida uma das melhores series que essistem
  • Sonymaster 9 Nov 2017 16:06:09 4 posts
    Visto 3 anos atrás
    Registado 3 anos atrás
    Estou jogando o Metroid Fusion no Game Boy Advance e é muito divertido, gosto desde da época do NES :-)
Inicia sessão para responder

Sometimes posts may contain links to online retail stores. If you click on one and make a purchase we may receive a small commission. For more information, go here.