Following Sport Lisboa e Benfica Página 11

• Hbessa84 5 Set 2013 00:20:42 3,509 posts
    Visto 5 dias atrás
    Registado 10 anos atrás
    Lá por não servir no Granada, não quer dizer que não mereça uma hipotese no Benfica. Além do mais, o Real estava interessado nele, logo acho que isso significa algo...
  • Apagar utilizador 5 Setembro 2013 12:58:27
    Este pessoal só gosta é de dizer mal...Vejam o homem jogar primeiro, depois digam o que quiserem. Deixem as pessoas trabalhar até ao fim da época, depois logo falam mal.
  • Hbessa84 1 Out 2013 03:06:14 3,509 posts
    Visto 5 dias atrás
    Registado 10 anos atrás
    Caros benfiquistas, este texto apesar de ser algo cruel em alguns pontos, oferece muito para refletir. E é impossível não concordarmos:

Ao fim de 90' de campeonato vim aqui explicar que desistia de escrever crónicas dos jogos do Benfica esta temporada. Argumentei calma e ponderadamente que não valia a pena estar aqui a maçar-vos semana após semana batendo nas mesmas teclas. Ao contrário do que possam ter pensado não foi um desabafo de ocasião nem nenhuma precipitação.
    Antes de começar o campeonato a minha desilusão trazida de Maio não só não tinha passado como ainda aumentou. A maneira como a Direcção reagiu aquela tragédia em três actos foi assustadora de tão grosseira!

Basicamente, o que sinto é que no dia a seguir ao Jamor perdeu-se uma oportunidade histórica de arrumar o clube por dentro e por fora.
    Por dentro deixando partir Jorge Jesus. Não por ser mau treinador, até acho que foi um dos melhores que passou por cá, mas apenas e só porque acabou o ciclo dele de maneira cruel e fria. Esteve perto de vencer o campeonato algumas vezes mas só o ganhou uma, fez excelentes carreiras europeias mas mostrou que nunca iria consumar uma vitória final nas provas da UEFA, e aqui até me refiro mais ao desastre de Braga do que à infelicidade final de Amesterdão. Venceu, e muito bem, Taças da Liga que , ao contrário do que se quer fazer pensar, são importantes de ganhar mas borrou a pintura toda no historial da Taça de Portugal. Após aquele jogo com o Vitória no Jamor, Jorge Jesus não tinha, nem tem, mais nada para nos dar. Tinha de ir à sua vida e nós tínhamos que aprender a lidar com isso.
    Ainda por dentro, Cardozo tinha de ter saído. Saía Jesus, saía Cardozo e também saía Carlos Martins, por exemplo. Para se cortar o mal pela raíz até devíamos ter promovido a venda de Artur que arrasta consigo para sempre fantasmas dos momentos negros da época passada.
    Optou-se por manter tudo! Até Carlos Martins.

Não houve vontade nem coragem de começar um novo ciclo, de procurar novos métodos. Era importante ter entrado uma nova equipa técnica mas com uma direcção forte na secção de futebol. Aproveitava-se para informar os sócios que o departamento de futebol tinha um líder e uma equipa em vez de termos algo que ninguém entende bem o que é e como funciona. A ideia que tenho do futebol do Benfica é que Jorge Jesus faz o que quer e bem lhe apetece, às vezes Vieira coloca um travão e acena com Rui Costa que ninguém percebe o que faz ali ao certo. Nem Vieira sabe explicar a cada entrevista que dá, nem Rui Costa deve saber direito o que anda ali a fazer no meio do líder Jesus e do Presidente Vieira. Por exemplo, onde anda Carraça? Saiu, ficou ? E o tal "novo" Director Desportivo ?
    Enfim, está tudo como dantes, é Jesus a mandar e Veira a rezar para que a coisa corra bem.

O problema é que no futebol assim como não há grande ciência oculta e todos percebem um pouco do jogo também não há milagres! O ciclo esgotou-se mesmo. As vantagens de termos mantido Jesus este tempo todo esfumaram-se. E eram boas e relevantes. Jesus criou um hábito sagrado que nós já tínhamos esquecido e alguns nem sabiam como era... Falo dos jogos na Luz. Com Jesus em casa o Benfica passou a vencer quase sempre. Esta temporada não perdemos pontos com o Gil Vicente por ... milagre ( afinal há milagres no futebol mas são raros ) e agora esbarrámos num Belenenses regressado ao seu lugar e cheio de dores de crescimento que chega à Luz em choque com a perda do seu treinador. Jogámos zero.

Na primeira volta não conseguimos ganhar a nenhum dos vizinhos!
    Após a vitória europeia e o suado triunfo em Guimarães tudo indicava que estávamos a começar um daqueles ciclos fortes de Jesus mas a tentação do treinador em fazer as coisas à sua maneira levou-o a ressuscitar Cortez! Não me venham com a conversa da rotação que para isso também tinha tirado Maxi Pereira e até Fejsa que tal como Siqueira não fez pré época connosco. E rotação ao 5º jogo de campeonato sem ter consolidado ainda um "11" ?!

Enfim, não quero estar aqui a culpar o pobre brasileiro, não é disso que se trata, o que interessa é que é mais um prova que o ciclo JJ terminou. Correu tudo mal e perderam-se pontos com uma das equipas menos fortes (nesta altura, entenda-se) da Liga.
    Se os 2 pontos perdidos em Alvalade até se compreendiam nas contas finais, a derrota na Madeira e este empate caseiro dissipa todo o tipo de dúvida quanto ao êxito no fim da época. Lá está, há milagres mas só pontuais.

Por outro lado a Direcção do Benfica não consegue perceber o nosso campeonato. Não entende mesmo. Pior que isso, acha que domina todas as componentes da competição mas não percebe nada.
    Esta tem sido a época em que a vergonha desapareceu de todo no que diz respeito a ganhar à força. O Benfica perde pontos quando joga mal. Justo.
    O problema é que o Campeão está a revalidar o título da maneira que todos sabemos. Quando joga mal é criticado pela imprensa, é assobiado pelos próprios adeptos mas ... ganha! É um pormenorzinho que muda tudo. A maneira como deram a volta no Bonfim ou o modo como chegaram à vitória neste último jogo deixa tudo à mostra. Só não vê quem não quiser. Temos que viver com isto.

O nosso gigantesco problema , eu diria existencial, é saber que nem jogando no máximo das nossas forças, nem com os melhores e mais caros plantéis de sempre, nem com o melhor futebol que temos visto vamos conseguir ficar à frente do rival. Está mostrado, está provado. Basta um deslize nosso e morremos. O segredo disto é que quando eles deslizam já vão confortáveis ou então quando estão para deslizar algo os agarra e os mantém no rumo.

E nós o que fazemos ?
    Bem, nós atacamos forte e feio nos comunicados. Uma modalidade recente muito querida pela nossa Direcção. Pessoal que adora escrever e ver a sua prosa divulgada pelo país enche-se de orgulho e ironias e goleia nos comunicados. Quase sempre sem resultados. Para quê? Na semana a seguir ainda é pior como se viu.
    Ou então critica-se meios de comunicação. Há poucos meses o Benfica atirou-se forte e feio ao Correio da Manhã que tinha jornalistas que fumavam substâncias ilícitas. Espectáculo.
    E depois? Ah, depois o nosso Presidente tem toda a honra em dar uma entrevista no canal de televisão desse jornal. Além disso esse canal passa a fazer cobertura do arranque dos nossos jogos. Uma coerência intrigante.

Não há rumo absolutamente nenhum no jogo de bastidores do campeonato. Calam-se quando deviam falar, falam quando deviam estar calados, atacam quem depois os recebe em casa. Não consigo entender a estratégia.
    Mas entendo bem os resultados. Estão à vista.

O Presidente diz que estamos muito perto de ganhar, o treinador revela que a hegemonia será nossa e os sócios o que dizem? Aqui vamos ficar só mesmo pelos sócios para não ferir susceptibilidades, ok?
    Os sócios viraram costas ao clube e ao futebol mas ninguém quer ver isso. Nem a Direcção que se esforça por esconder números nem os mais acomodados que desculpam a falta de militância no estádio, nos pavilhões e nas Assembleias Gerais com a crise financeira, a meteorologia e sabe-se lá mais o quê..
    Acho que agora não dá mais para disfarçar nem tornar isto numa questão pessoal.
    A equipa de futebol tem cerca de 30 mil pessoas a ir ao estádio, nas modalidades nem mil aparecem, nas Assembleias Gerais estão cerca de 500 no máximo. O mais deprimente deste estado foi ver a Luz em noite de Champions League com menos de metade das cadeiras ocupadas. Único estádio europeu nessa noite europeia que não encheu. Triste.
    Mas isto explica-se.

Quantos Red Pass vendeu o clube esta temporada? Cerca de 20.000. Assim fica fácil ler-se os 30.000 que aparecem na Luz. 2/3 são cativos , 1/3 ocasional. Não é preocupante ? A mim parece-me ser a falência de um projecto. Se o Estádio foi pensado para 60.000 pessoas acho que estamos bem abaixo das expectativas.
    Só que o panorama é desolador. Os sócios estão fartos de Jesus , de Cardozo e , acima de tudo, de perceberem que isto nunca vai ter um final feliz. Já deram o seu contributo para alguns momentos bons mas o que os benfiquistas querem é títulos. E isso foi-se.

O mais preocupante de tudo isto é perceber que a mensagem oficial esta temporada é: a prioridade é o campeonato!
    Bem, se isto é a prioridade nem quero ver o que está para vir nas Taças!
    A Champions League acaba na Luz mas queremos é ganhar o campeonato.
    A mim parece-me o contrário, o arranque do campeonato foi um desastre e a estreia na Champions foi positiva. Se calhar é apontar baterias à Europa. Aproveite-se o melhor plantel de sempre para brilhar na Europa.
    É que no campeonato o melhor é começarem a pensar em trabalhar para a entrada directa na Champions da próxima temporada. Ganhar o campeonato português é uma missão absolutamente impossível mesmo que não estivéssemos em fim de ciclo e com esta postura moribunda. O título continua entregue, pensem no resto e parem com comunicados e prioridades.
    Foram comidos outra vez em tudo.
    E puseram-se bem a jeito para isso, diga-se de passagem. Quem não arruma a casa no verão nunca será campeão. O que se fez foi desarrumar mais e criar um caos aparentemente controlado. Deu asneira.
    Volto repetir, vejam lá é se dá para o 2º lugar.

É uma dor interna e silenciosa não sentir a menor vontade em ir para a Luz em dia de jogo chegando lá em cima da hora do jogo e sair de lá arrastando os pés. É uma tristeza não ter voltado a vibrar com um golo do Benfica desde aquela noite com os turcos na Luz. É triste não ter a menor vontade de ir ver a equipa a lado nenhum. É que cada vez gosto mais de futebol e o Benfica teima em afastar-se dessa paixão.
  • armandao Moderador 1 Out 2013 10:17:55 9,279 posts
    Visto 5 dias atrás
    Registado 12 anos atrás
    É verdade camarada, não há como negar.
  • dante21 1 Out 2013 11:31:27 32,938 posts
    Visto 14 horas atrás
    Registado 9 anos atrás
    quem fala assim não é gago, temos de concordar com isto
  • BadBoyMCcrazymtrfukr 1 Out 2013 23:42:11 8,002 posts
    Visto 3 anos atrás
    Registado 10 anos atrás
    RUI ESTEVES estoira Proença e Paulo Fonseca

http://www.youtube.com/watch?v=LGW6lJ7Y2vY

Editado por BadBoyMCcrazymtrfukr às 23:42:33 01-10-2013
  • dante21 2 Out 2013 00:03:02 32,938 posts
    Visto 14 horas atrás
    Registado 9 anos atrás
    vão para lá, sofrem logo um lavagem cerebral para nos odiar e para saberem como funcionam as coisas.

quando apanham um arbitro em condições, como hoje, é o que se vê.
  • Hbessa84 2 Out 2013 02:15:57 3,509 posts
    Visto 5 dias atrás
    Registado 10 anos atrás
    A equipa está a jogar mal, e não tenho muitas esperanças, mas há algo que gostava de vos confessar: Estou com um pressentimento que amanha iremos ter uma boa surpresa por parte da equipa. Quem sabe não se redimem neste jogo...
  • Hbessa84 3 Out 2013 01:02:37 3,509 posts
    Visto 5 dias atrás
    Registado 10 anos atrás
    Eu exigo mudanças.

É inadmissivel o ponto a que chegamos com um plantel que muitos treinadores que passaram pelo nosso clube, sonhavam ter na sua época. Se o JJ perdeu o grupo, que tenha vergonha na cara e peça a demissão.

Não suporto ver o estádio da Luz vazio, e os adeptos descrentes com esta miséria de futebol que praticamos. Paguem a merda a indemnização e ide buscar o Marco Silva ou o Rui Vitória. Estou farto disto. Exijo outra atitude e outro Benfica.
  • dante21 3 Out 2013 01:06:43 32,938 posts
    Visto 14 horas atrás
    Registado 9 anos atrás
    também acho que está na hora de mudar. a equipa é exactamente a mesma do ano passado, mas não jogamos nem metade. um futebol sem garra, sem vontade por parte dos jogadores. o matic já nem parece o matic da época anterior. o que se passa no nosso clube? a continuar assim vai ser mais uma época de amargura
  • BadBoyMCcrazymtrfukr 3 Out 2013 04:47:05 8,002 posts
    Visto 3 anos atrás
    Registado 10 anos atrás
    dante21 wrote:
    também acho que está na hora de mudar. a equipa é exactamente a mesma do ano passado, mas não jogamos nem metade. um futebol sem garra, sem vontade por parte dos jogadores. o matic já nem parece o matic da época anterior. o que se passa no nosso clube? a continuar assim vai ser mais uma época de amargura
    O Vieira foi o que se passou. A haver uma mudança era começar a limpar lá por cima. O Vieira renova com o Jesus, mas nota-se claramente que não está com ele, isto não é eu estar a defender o Jesus, antes pelo contrário.
    Neste momento ninguém está com o Jesus, nem presidente, nem jogadores, nem adeptos, o Vieira já deve tar arrependido por ter renovado( se é que ele se arrepende das sucessivas asneiras que faz) com ele, e ao dar aquelas entrevistas a mandar ainda mais pressão para o Jesus está a ver se faz com que ele se despeça.

O Jesus é quem manda no futebol do Benfica e isso é logo meio meio caminho andado para a desgraça, não há ninguém entre o presidente e o treinador naquela direcção, isto só lá vai com uma limpeza geral, mas isso só acontecerá quando os 83% abrirem os olhos e virem que o Benfica há muito que deixou de ser o Benfica.

A pior coisa que fez nem foi as derrotas constantes , foi o silenciar dos adeptos benfiquistas...
    acabou com o poder de critica , acabou a exigência , acabou a insatisfação publica... é comer e calar...é não ser abutre ou papagaio , é apoiar , é estar unido  , é dar palmadinhas nas costas a tudo e todos nos maus resultados e humilhações....isso para mim ainda consegue ser pior que a secura de titulos...porque nos mata, nos torna inertes e não nos deixam sair destas situações...

Editado por BadBoyMCcrazymtrfukr às 04:51:42 03-10-2013

Editado por BadBoyMCcrazymtrfukr às 05:05:15 03-10-2013
  • adjhippie 3 Out 2013 16:02:23 12,640 posts
    Visto 12 horas atrás
    Registado 10 anos atrás
    Quanto vale a cláusula de rescisão do j j?
  • SouzaOhh 3 Out 2013 16:13:53 342 posts
    Visto 1 semana atrás
    Registado 9 anos atrás
    O Jesus é casmurro, é muito raro ver ele a admitir que tem a culpa de algo lá em Guimarães nem queria deixar os seguranças agarrar nele como se fosse um deus. Ele já está sem ideias e já deu o que tinha a dar. Não temos defesa consistente, posse de bola, controlar jogo contra equipas mais fracas nem as tácticas de ataque prestam, as que resultam são sempre à base de improviso. Falta também um bom marcador de livres e mais eficácia nas bolas paradas isto para não falar que desde o final da época passada parece que já não é o que era e os jogadores já nem motivação para se mexerem têm.

Se ele tivesse vergonha na cara admitia e pedia a demissão mas os 4 kilos por ano vão deixar lá ele agarradinho porque 4$ já ele não vai ganhar em lado nenhum de certeza. O Vieira é o chefe e se não faz o que é preciso é porque é outro incompetente à frente de um clube de futebol.
    Bom era os adeptos de Lisboa começarem a manifestar-se de maneira mais agressiva para ver se eles apanhavam medo e aprendiam que os adeptos merecem respeito também.
  • Hbessa84 6 Out 2013 13:14:09 3,509 posts
    Visto 5 dias atrás
    Registado 10 anos atrás
    Ou hoje ganham convincentemente, ou então que preparem a indemnização pois o JJ já era.

Já está mais que na altura de fazerem um jogo à moda antiga e provarem-nos que o jogo de quarta foi um erro de percurso (o que duvido).
  • AnaTeixeira18 8 Out 2013 21:42:13 1 posts
    Visto 7 anos atrás
    Registado 7 anos atrás
    @Hbessa84 Esse texto está qualquer coisa de extraordinário!
  • Hbessa84 11 Out 2013 00:24:53 3,509 posts
    Visto 5 dias atrás
    Registado 10 anos atrás
    @AnaTeixeira18

Não é da minha autoria. Retirei de um blog que frequento
  • adjhippie 24 Dez 2013 20:06:48 12,640 posts
    Visto 12 horas atrás
    Registado 10 anos atrás
    ganhamos titulos no hóquei :biggrin:
  • Nosferatus 25 Dez 2013 02:33:31 1,701 posts
    Visto 11 horas atrás
    Registado 9 anos atrás
    Esta epoca ainda esta a meio. Como diz o ditado, ate lavar os cestos é vindima.
  • Apagar utilizador 25 Dezembro 2013 18:00:55
    @PlayerForever

O que? Estamos empatados na liderança, estamos na Taça de Portugal, estamos na Taça da Liga e na Liga Europa.
  • Apagar utilizador 25 Dezembro 2013 18:49:56
    @PlayerForever

Não há melhor recompensa do que ganha-las todas este ano :P
  • Hbessa84 11 Jan 2014 15:50:54 3,509 posts
    Visto 5 dias atrás
    Registado 10 anos atrás
    Meio a zero basta me
  • Apagar utilizador 11 Janeiro 2014 18:42:51
    Desde que levem os 3 pontos, pode ser um resultado qualquer. Espero que uma vez na vida o Jesus tenha um pouco de coragem e não se meta com invenções à mariconço (Ex: David Luiz a lateral esquerdo, resultando numa das piores noites de futebol da minha vida)
  • BadBoyMCcrazymtrfukr 15 Jan 2014 17:25:24 8,002 posts
    Visto 3 anos atrás
    Registado 10 anos atrás
    "Sport Lisboa e Benfica vs Futebol Clube do Porto. O eterno clássico entre clubes das duas principais cidades do país teve lugar ontem, na capital. O estádio da Luz encheu para ver jogar futebol. E bom futebol. A partida ficou também marcada por uma sentida homenagem a Eusébio, falecido na semana passada.
    No entanto, o jogo tem hoje destaque no Quinto Canal, devido à vitória do Benfica por 2-0, mas principalmente pelos resultados dados à Benfica TV. Apesar de ser um canal pago através de mensalidade no seu serviço de TV Cabo, o canal conseguiu um resultado histórico ultrapassando mesmo a RTP2, canal público generalista. Durante a partida o canal do clube da Luz alcançou os 3,1% de rating e 8,2% de share o que corresponde, em média, a 300 mil telespetadores.

Nesse sentido, a Benfica TV fechou o dia com uma média de 1,6% (4º), apenas ultrapassada pela SIC Notícias, Hollywood e Disney Channel. O clube encarnado tem assim duplo  motivo para celebrar: dentro das quatro linhas protagonizou uma vitória dedicada ao Pantera Negra e que deu a liderança provisória do campeonato, e fora delas alcançou um recorde histórico de audiência com a transmissão da partida em canal fechado."
  • BadBoyMCcrazymtrfukr 26 Abr 2014 19:18:40 8,002 posts
    Visto 3 anos atrás
    Registado 10 anos atrás
    "UMA MENTIRA REPETIDA MUITAS VEZES Nos últimos tempos tem sido comum encontrar espalhada pela blogosfera uma redonda e persistente mentira, segundo a qual o Benfica seria um clube conotado com o antigo regime ou protegido pelo mesmo. Em cerca de trinta anos de adepto de futebol nunca tinha ouvido tal coisa, e foi preciso aparecerem uns iluminados, fanatizados e instrumentalizados por um certo poder, para ver lançada no ar essa atoarda, como se se tratasse da mais cristalina das evidências. A afirmação é tão absurda que não mereceria mais que o silêncio. Mas ainda assim, não gostaria de perder a oportunidade de deixar aqui algumas notas, para que os mais novos não se deixem enganar, e a partir das quais se pode ver o ridículo em que caem aqueles que, por fraqueza de espírito, ingenuidade ou ignorância, se deixam manipular e fanatizar por quem deles se serve e assim perpetua um poder bem mais absoluto do que devia, e para o qual a ética e a justiça estão, não na ponta da espingarda como diria Mao-Tse-Tung, mas sim numa qualquer comemoração triunfante na Alameda das Antas. Vejamos: 1 - Será o menos importante, mas para começar, a cor vermelha diz bastante. Salazar, que nem sequer gostava de futebol, nunca patrocinaria um clube com as cores da sua figadal inimiga União Soviética. A comunicação social até foi forçada a utilizar a palavra “encarnados” para descrever o Benfica, de modo a não conjugar “vermelhos” com “vencedores”, o que poderia ser dramático para o regime. Ao contrário do Real Madrid – que usava cores queridas aos falangistas de Franco -, o Benfica usava as cores da revolta. Diria até que, por exemplo, o azul e o branco ficariam esteticamente bem melhor com toda a simbologia salazarista. 2 - O Estado Novo teve início em 1926 e começou a desintegrar-se em 1961 com as crises estudantis e a guerra colonial. Pois foi precisamente na fase decadente do antigo regime que o Benfica emergiu como força dominante do desporto português. Nos primeiros vinte e cinco campeonatos nacionais (entre 1934 e 1959, ou seja o período mais relevante do Salazarismo), a lista de vencedores é encabeçada pelo Sporting com 10 títulos, seguindo-se o Benfica com 9, o F.C.Porto com 5 e o Belenenses com 1. O Benfica tinha portanto vencido 36 % dos campeonatos – em 2008 tem 42%… 3 - O 25 de Abril foi, como todos sabem, em 1974. Pois nas três épocas seguintes o Benfica foi tri-campeão !. Nos vinte anos a seguir à revolução o clube da Luz, não parecendo sentir nada o fim da ditadura, venceu 10 campeonatos, 7 taças, e foi a 3 finais europeias. No mesmo período o F.C.Porto conquistou 8 campeonatos, 5 taças e foi a 2 finais europeias. O Sporting venceu 2 campeonatos e 2 taças. A crise benfiquista, e a consequente hegemonia portista, deu-se apenas devido às sucessivas má gestões de Jorge de Brito (neste caso mais de quem o acompanhava), e sobretudo, Manuel Damásio e Vale e Azevedo que, paralelamente a outros aspectos, abriram campo aos triunfos portistas das últimas decadas. 4 - Por falar em presidentes, o Benfica foi ao longo da sua história, e enquanto durou o regime anterior, quase sempre presidido por ilustres oposicionistas. Félix Bermudes foi perseguido pela PIDE, e no consolado de Tamagnini Barbosa o clube chegou a correr o risco de ser encerrado pelo governo por alegadamente estar tomado por “conspiradores”. Um outro presidente (Júlio Ribeiro da Costa) teve mesmo de se demitir para que o clube não fosse mais penalizado pelo regime, dada a sua forte conotação política com a oposição. O Benfica chegou a ter um presidente operário (Manuel Afonso, também, naturalmente, oposicionista), e foi, de longe, o clube desportivo que mais problemas criou a Salazar, como de resto seria de esperar numa agremiação tão marcadamente popular desde a sua fundação. 5 - Os órgãos sociais do Benfica sempre foram eleitos democraticamente, o que por diversas vezes foi alvo do olhar recriminador da PIDE, que acompanhou os actos eleitorais e assembleias-gerais bem de perto. Durante muitos anos foi o Benfica a única das grandes instituições do país onde o poder era escolhido através de voto livre e democrático. Nem o Jornal do clube escapou à perseguição, sobretudo quando tinha à sua frente José Magalhães Godinho. 6 - Os poderes públicos apoiavam tanto os “encarnados” que em 1956 escolheram o Sporting – por convite – para participar na primeira edição da Taça dos Campeões Europeus, apesar do campeão da época anterior ter sido o Benfica. 7 - O Estádio das Antas, construído com fortíssima ajuda do regime, e financiado por gente a ele ligada, foi inaugurado num dia 28 de Maio, data em que Gomes da Costa havia partido do norte em direcção a Lisboa para instalar a ditadura em Portugal, 26 anos antes. Curiosamente, o Benfica estragou a festa e venceu por…2-8 !! Pelo contrário, o Estádio da Luz foi construído (muitas vezes literalmente) pelos sócios do Benfica, sem recurso a quaisquer subsídios, e permitiu ao clube acabar com os sucessivos despejos a que foi sujeito e a que foi estoicamente resistindo. Curiosamente, o estádio que o Benfica utilizava antes tinha sido arrendado pelo Sporting (clube da aristocracia lisboeta), que então lhe chamava Estádio 28 de Maio. O Benfica não só fez questão de o inaugurar num dia 5 de Outubro, como lhe mudou o nome, designando-o apenas por “Campo Grande”. 8 - No início dos anos quarenta, época dourada de Salazar, o F.C.Porto beneficiou da ajuda dos seus influentes homens do poder para, através de dois cirúrgicos alargamentos, evitar cair para a segunda divisão, após se ter classificado em terceiro lugar no seu campeonato regional, que na altura apurava as equipas (os dois primeiros) para a prova nacional. Mal se sabia que, décadas e décadas depois, seria novamente a sua influência a evitar a descida, agora por motivos bem diferentes, e bem mais nebulosos. 9 - Como referiu Manuel Alegre – insuspeito de salazarismo – os relatos dos jogos do Benfica, e as suas vitórias, eram motivo de grande regozijo entre os exilados políticos. O Benfica era mesmo, para alguns deles, o único motivo de orgulho no seu país. 10 - O Benfica foi campeão europeu com jogadores que faziam parte dos movimentos de libertação das colónias, como Santana e Coluna. Obviamente que Salazar não teve alternativa senão engolir o sapo e colar-se ao êxito do clube, aproveitando-se dele para efeitos políticos. 11 - Nas comemorações da vitória aliada na segunda guerra mundial, toleradas por Salazar apenas por receio de represálias dos vencedores – sobretudo a tradicional aliada Inglaterra – viram-se nas ruas bandeiras de França, dos Estados Unidos, de Inglaterra e…do Benfica, estas naturalmente substituindo as da URSS, e utilizadas por oposicionistas comunistas. 12 – O hino do Benfica (“Ser Benfiquista”) cantado por Luís Piçarra não é o original do clube. O primeiro hino, composto por Félix Bermudes, chamava-se “Avante Benfica” e foi silenciado pelo regime. 13 – O Estádio da Luz passou 17 anos, desde a sua fundação, sem ser utilizado pela selecção nacional. Só já nos anos setenta se disputou o primeiro jogo de Portugal num estádio benfiquista. Nunca se jogou a final da taça na Luz ou em qualquer outro estádio utilizado pelo Benfica, ao contrário do que aconteceu nas Antas, onde o F.C.Porto disputou (em casa) nada menos que três finais, antes e depois do 25 de Abril. 14 - O primeiro grande escândalo de arbitragem na história do futebol português valeu um título ao F.C.Porto. Estávamos em 1939, no auge da ditadura salazarista, e no jogo decisivo os “vermelhos” viram um golo anulado nos últimos instantes, que valeria a vitória e o título. Também a história Calabote (que foi irradiado) está mal contada – e em breve poderei falar dela -, e de resto redundou num outro título para o F.C.Porto, que aliás já na altura demonstrava uma propensão enorme para se envolver em questões desta natureza. 15 – Ao longo dos anos do regime ditatorial, as situações em que os poderes públicos e federativos prejudicaram o Benfica administrativamente sucederam-se. Uma das mais conhecidas foi a não autorização para adiar o jogo da Taça de Portugal frente ao V.Setúbal, marcado para o dia seguinte à final de Amsterdão em 1962. Mas houve outras, como a marcação da repetição de um jogo para três dias antes da tal jornada de Calabote, obrigando o Benfica a um desgaste adicional que lhe poderá ter custado o título. 16 – Nunca em tempo algum o Benfica teve um seu sócio, ou mesmo adepto, como presidente de organismos ligados à arbitragem do futebol. O F.C.Porto é o que se sabe, e o Sporting também não se pode queixar pois tem agora lá um “emblema de ouro”. 17 - O Benfica conquistou mais títulos nacionais nas modalidades extra-futebol em democracia (57), do que em ditadura (44). Ao contrário, por exemplo, do F.C.Porto, que à excepção do caso específico do hóquei em patins, tem mais títulos antes da revolução de Abril do que depois (25 antes -19 depois). 18 - O Benfica tem entre os seus adeptos gente de todos os estratos sociais e sectores políticos. Mas convenhamos que Álvaro Cunhal, José Saramago, Xanana Gusmão, António Guterres, Jerónimo de Sousa, António Vitorino de Almeida, Artur Semedo, Manuel Alegre, Miguel Portas e muitas outras figuras da esquerda portuguesa, simpatize-se mais ou menos com elas, nunca seriam seguramente adeptos de um clube de algum modo relacionado com o regime fascista. 19 – É curioso que o Benfica, tendo adeptos espalhados pelo país e pelo mundo, tem maior expressividade precisamente nas zonas mais conhecidas pelo seu combate ao fascismo, ou seja Alentejo – onde a percentagem de benfiquistas é absolutamente esmagadora – e cintura industrial de Lisboa, nomeadamente a margem sul do Tejo. Pelo contrário, o F.C.Porto tem a grande maioria dos seus adeptos concentrados na região norte, pouco conhecida pelo combate democrático – pode ser injusto para muitos dizê-lo, mas a verdade é que a maioria dos agentes da PIDE eram nortenhos, e a maioria dos detidos eram provenientes justamente das zonas onde existe maior expressão do benfiquismo. Nos anos quentes da reforma agrária, no pós-revolução, sei de pessoal das UCP’s alentejanas que se organizava em excursões para os jogos internacionais do Benfica. 20 – Seria interessante também fazer a contabilidade dos adeptos e sócios do Benfica nas ex-colónias. Como seria possível haver tantos benfiquistas, por exemplo, em Angola e Moçambique, se o clube tivesse alguma conotação com o regime que durante anos lhes negou a independência e lhes deu a guerra ?" Fonte: VEDETA DA BOLA

- See more at: http://hugogil.pt/a-verdadeira-historia-dos-titulos-do-tempo-de-salazar/?fb_action_ids=756386711051940&fb_action_types=og.comments#sthash.m9mbIyBE.dpuf
Inicia sessão para responder

Sometimes posts may contain links to online retail stores. If you click on one and make a purchase we may receive a small commission. For more information, go here.